oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

Conheça os alimentos que fazem bem ao coração

12 de agosto de 2020
saude-do-coracao

Existem alimentos que diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Eles são ricos em antioxidantes responsáveis por aumentar o colesterol bom e reduzir o colesterol ruim, melhorando a circulação do sangue e ajudando a prevenir a aterosclerose.

Azeite de Oliva Extra Virgem

É rico em gorduras boas e antioxidantes.

Vinho tinto 

É rico em resveratrol, um antioxidante que ajuda a reduzir problemas como doenças cardíacas, melhorar os níveis de colesterol e reduzir a inflamação. Lembrando que a recomendação é de um cálice ao dia. O suco de uva integral tem os mesmos benefícios do vinho tinto e é mais recomendado, pois não tem percentual alcoólico.

Alho

Benefícios: manter a saúde dos vasos sanguíneos, ajudar no controle da diabetes e do colesterol, reduzir a pressão arterial, prevenir câncer de próstata e atuar como antifúngico.

Linhaça

É uma semente rica em fibras e ômega-3, um tipo de gordura poli-insaturada que ajuda a reduzir o colesterol, melhorar a circulação do sangue e reduzir a inflamação.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como morango, acerola, goiaba, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa e goji berry são ricas em antioxidantes que ajudam na prevenção da aterosclerose, doença que obstrui os vasos sanguíneos ao longo do tempo e que pode provocar problemas como infarto e AVC.

Aveia

É um grão bastante rico em fibras, que ajudam a controlar o colesterol, a pressão sanguínea e a glicemia. 

Tomate

Rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes que atua no organismo melhorando a circulação e prevenindo problemas graves, como câncer e aterosclerose.

Sardinha, atum e salmão

São peixes ricos em ômega-3 que é uma gordura boa a qual ajuda a regular os níveis de colesterol, melhorando o colesterol bom e ajudando a prevenir aterosclerose.

Chocolate amargo

Na concentração de 70% cacau, traz benefícios para a saúde e agrega gorduras boas e antioxidantes. Esses nutrientes atuam no organismo melhorando a pressão arterial, prevenindo a formação de placas de ateromas que obstruem os vasos sanguíneos e melhoram os níveis de açúcar no sangue. Atenção com o consumo exagerado, pois o recomendado é 25g por dia.

Abacate

O abacate é rico em gordura monoinsaturada, que aumenta o colesterol bom e reduz o colesterol ruim no sangue.

Assim, cuide de sua saúde e busque hábitos saudáveis de vida. Seu coração agradece.

Texto: Ilana Arruda (nutricionista Hospital OTOclínica)

Compartilhar: