oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

Vacina da Gripe: quem pode tomar, reações e doses

15 de março de 2021
Vacina da Gripe: quem pode tomar, reações e doses

A vacina da gripe 2021 já está disponível para agendamentos, mas sabemos que muitas são as dúvidas que impedem a vacinação, por isso reunimos abaixo as principais informações sobre o assunto para você esclarecer questionamentos e saber como manter o calendário vacinal em dia.

Acompanhe a leitura e fique por dentro das indicações, reações e doses!

Quais as indicações da vacina da gripe?

Mesmo existindo a indicação de uma faixa etária prioritária, a vacinação anual da gripe é indicada para todas as idades. Isso ocorre porque quanto maior a cobertura vacinal, menor o volume de contágio da doença de pessoa para pessoa. Em relação aos grupos de risco da gripe, estão inseridos como prioridade:

  • crianças;
  • idosos;
  • gestantes;
  • pacientes portadores de doenças crônicas;
  • imunodeprimidos.

Como contraindicação, não é recomendada para menores de seis meses de vida e para pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou à dose anterior.

Quais vacinas existem contra a gripe?

No Brasil, atualmente, existem dois tipos de vacinas para a proteção contra a gripe:

  • Trivalente: possui dois tipos de Influenza A e um vírus da Influenza B em sua composição.
  • Tetravalente: possui dois subtipos do vírus Influenza A e dois subtipos B que dependem do vírus circulante no ano anterior.

Recomendação das doses da vacina

As indicações das doses da vacina da gripe são divididas por faixa etária. Desta forma, dos 6 meses aos 9 anos de idade é recomendada a aplicação de duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e revacinação anual. Já para maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos, é preciso apenas a dose única anual.

Reações 

Este é um dos tópicos que mais causam dúvidas e receio para quem quer tomar a vacina anual da gripe. No entanto, é importante lembrar que os efeitos colaterais são bastante individuais, ou seja, podem variar para cada pessoa.

Listamos abaixo as reações mais comuns que podem ocorrer após a aplicação: 

  • inapetência (perda da fome);
  • irritabilidade;
  • dor de cabeça;
  • reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço);
  • mal-estar.

Como citamos, estas reações podem ou não ocorrer, já que cada organismo se comporta de um jeito. Ao persistir sintomas prolongados por mais de três dias ou que sejam mais graves, busque orientação médica.

COVID-19 e vacina da gripe

Com o início da vacinação de COVID-19, muitas pessoas ficaram com dúvidas se ainda poderiam e deveriam tomar a vacina da gripe.

Ambas são de extrema importância para manter sua saúde em dia. Ao se imunizar contra a gripe, você está amenizando o risco de contrair infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza e, consequentemente, evita a superlotação nos hospitais em um momento tão delicado como este que estamos passando.

Mas atenção: é recomendado aguardar o período de 14 dias antes e após as doses da vacina COVID-19 para se imunizar contra a gripe.

Vacine-se contra a gripe

Na OTOvacinas você encontra já pode agendar sua dose anual e aumentar sua imunidade. Caso prefira, nossos vacinadores vão até o conforto do seu lar ou ainda disponibilizamos a vacinação aqui em nossa clínica e por meio de drive-thru.
Entre em contato agora mesmo e faça seu agendamento conosco!

Compartilhar:
Administrador