oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

Saiba como prevenir a gripe em tempos de pandemia

29 de janeiro de 2021
Saiba como prevenir a gripe em tempos de pandemia

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe ainda é uma das doenças que mais afeta as pessoas em todos os países. No entanto, há diversas medidas que podem ser adotadas como forma de prevenção e também de controle, sendo a vacinação, a maneira mais eficaz.

Antes de você conhecer melhor as medidas de prevenção e controle da gripe, é preciso entender o que causa a doença O vírus influenza é o grande responsável e é transmitido por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo doente através de ações como falar, espirrar ou tossir muito próximo de outra pessoa.

Um fato relacionado à transmissão que todos devem ficar atentos é que as partículas podem ser levadas a distâncias maiores de um metro, ou seja, quando alguém espirra, essas gotículas atingem superfícies que se encontram dentro desta distância. Por isso, atos como levar as mãos à boca, ao nariz e aos olhos após tocar em uma superfície contaminada, também podem favorecer a transmissão.

Esta informação disseminou-se com mais ênfase com a pandemia do coronavírus, no entanto, também deve ser intensificada para evitar a gripe. Quer saber outras medidas? Acompanhe esta leitura e confira as dicas.

Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?

Gripe e resfriado têm sintomas parecidos, por isso costumam ser entendidos como uma só doença, no entanto, é válido ressaltar que possuem gravidades diferentes. Exemplificamos as diferenças neste quadro abaixo:

 GripeResfriado
CausasVírus InfluenzaRhinovírus e outros semelhantes
Duração7 a 10 dias2 a 4 dias
Sintomas comunsFebre altaFebre baixa ou sem febre
 Tosse e corizaTosse coriza e rouquidão
 Dor de garganta, dor muscular e forte dor de cabeçaPode haver alguma dor muscular e dor de cabeça ligeira

Como você viu, os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com os da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Em tempos como este de pandemia, devemos redobrar a atenção com a nossa saúde e manter a imunidade sempre alta. 

Agora que já falamos sobre as diferenças, saiba como prevenir doenças respiratórias, seja gripe ou resfriado e também como evitar a transmissão caso você esteja doente. Confira:

Aprenda a prevenir a gripe com estas medidas:

Por ser uma doença transmissível, o primeiro passo é evitar ficar muito próximo às pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; lembre-se que sem a distância e proteção adequada, aumentam as chances de você respirar gotículas infectadas.

Uma medida que incorporamos fortemente com a pandemia é o hábito de lavar as mãos com frequência. Para isso, prefira utilizar água e sabão, mas caso tenha, use álcool em gel. O importante é fazer a correta higienização.

Mesmo seguindo a recomendação de higienizar bem as mãos, evite levá-las à boca, nariz e olhos; estes são os principais canais de acesso do vírus. Limpe e desinfete superfícies que podem estar contaminadas, como mesa e corrimão.

Outra dica é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas e sempre manter os ambientes bem ventilados, para isso deixe portas e janelas abertas para ocorrer a circulação do ar.

Como evitar a transmissão, se você estiver doente

Você conferiu dicas simples que podem ser grandes aliadas da prevenção, mas também é importante saber como evitar a transmissão, caso já esteja doente:

  • Se estiver com febre, opte por ficar em casa, repousando;
  • Evite contato próximo com outras pessoas, sempre que possível;
  • Cubra o nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Mais uma recomendação importante para evitar doenças transmissíveis, como o coronavírus, gripe e resfriado, é evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados.

Mantenha a saúde sempre em dia

Além da adoção de todas as medidas citadas, busque manter uma rotina de alimentação equilibrada, atividade física frequente e acompanhamento médico em dia. Desta forma, você consegue prevenir diversas doenças e até mesmo tratá-las rapidamente. Conte com o Grupo OTO para isso! Temos uma gama de especialidades para melhor atender a sua necessidade. Clique aqui e agende seu atendimento com um de nossos especialistas.

Compartilhar: