oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

Mãe de primeira viagem: 4 pontos principais para ter atenção

14 de dezembro de 2020
Mãe de primeira viagem 4 pontos principais para ter atenção

Ser mãe sempre foi seu sonho? Muitas mulheres desejam vivenciar este momento para vibrar com cada sorriso e aprendizado dos pequenos. No entanto, a insegurança gerada pela falta de experiência é completamente normal e uma das formas de resolver esse problema é buscando informações.

Se você está passando por isso, acompanhe a leitura e confira 4 pontos importantes que você deve ter total atenção. Confira!

1- Informações sobre amamentação

Um dos que mais causam dúvidas: a amamentação. Algo que era idealizado como mágico pode se tornar cansativo e, às vezes, frustrante. No início, é normal sentir dificuldade para se adaptar à prática, pois até o seio se acostumar e o bebê aprender a pegá-lo corretamente, pode haver incômodo e, em alguns casos, até mesmo machucar o seio.

Se você sente que há sensibilidade nas mamas, a dica é buscar uma posição confortável utilizando poltronas e almofadas. Desta forma, você estimulará que o bebê pegue toda a aréola e não somente o bico do seio.

Outro receio que pode surgir é com relação ao ingurgitamento mamário, em outras palavras, o chamado leite empedrado. Como forma de prevenir ou mesmo amenizar este problema, faça uma massagem no seio antes e durante a amamentação e, em seguida, coloque uma compressa de água fria.

2 – Relação com seu bebê

Para as mães de primeira viagem, o vínculo com o bebê é a vivência mais esperada. Aquela troca de sorrisos e correspondência ao toque, realmente, trazem muitas emoções, mas pode não acontecer de imediato e causar frustração.

Calma! É algo normal e aos poucos essa proximidade entre vocês aumentará. Como forma de potencializar, reserve mais tempo com seu bebê no colo, amamente, brinque e, o mais importante, priorize a paciência.

3 – Saúde do bebê

Toda mamãe deve ficar bastante atenta ao comportamento e ao desenvolvimento físico e cognitivo do bebê. Se você está na sua primeira experiência, busque esclarecer todas as suas dúvidas com o pediatra e relate qualquer anormalidade observada. 

Já na maternidade, seu filho passará por uma bateria de exames com o objetivo de verificar o estado de saúde e detectar possíveis doenças que não apresentem sintomas, como:

  • Teste do pezinho;
  • Teste do olhinho;
  • Verificação do coração;
  • Teste da linguinha;
  • Avaliação da audição.

Fique atenta se seu bebê realizou todos estes testes e qual o feedback de cada um deles. O cuidado não para por aí, visite o médico periodicamente como forma de prevenção e acompanhamento.

4 – Fique atenta ao calendário vacinal

Ainda falando sobre a saúde das crianças, a carteira de vacinação é um item indispensável e deve ser iniciada logo nos primeiros meses de vida. 

 Importante ter em mãos um calendário (link LP material Rico) com as principais informações sobre as vacinas e suas respectivas doses. Além disso, procure uma clínica especialista para realizar a vacinação.

OTO Vacinas Seja de primeira viagem ou não, a saúde dos filhos é a prioridade de toda mãe, por isso fortaleça a sua imunidade e também a dos pequenos mantendo a vacinação em dia. Na OTO Vacinas você encontra o que precisa e com atendimento personalizado, podendo ser até no conforto do seu lar. Fale com nossa equipe e tenha mais informações.

Compartilhar: