oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

Gripe ou Covid-19? Saiba como diferenciar os sintomas

19 de janeiro de 2022

Influenza h3n2 e Covid-19 são duas doenças respiratórias que registram o aumento no número de casos. Segundo o Integra SUS, plataforma de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em dezembro de 2021, Fortaleza registrou 174 casos confirmados de Influenza A, dos quais 40 foram subtipados como H3N2. 

O que mais causa dúvida entre as pessoas é a ocorrência de sintomas semelhantes. Em meio à pandemia de coronavírus, saber identificar as diferenças é essencial para buscar o melhor tratamento.

Acompanhe a leitura e tira todas as dúvidas sobre o contágio, sintomas e muito mais.

Entenda as formas de contágio da gripe e da Covid-19

Você sabia que, mesmo ambas as doenças sendo transmitidas pelo ar, há diferenças na forma de contágio?

Veja bem, a Covid-19 caracteriza-se por transmissão em larga escala  por meio de partículas microscópicas que expelimos ao falar, tossir ou espirrar. Já no caso da gripe, em específico do vírus H3n2, o risco maior concentra-se ao tocar em superfícies já contaminadas.

Neste sentido, torna-se fundamental manter a rotina de cuidados, incluindo álcool gel, máscara e distanciamento.

Qual a diferença entre os sintomas da gripe e Covid-19?

Como citamos, as manifestações podem ser parecidas. No entanto, há indícios de alerta que você pode observar. O primeiro fato a saber é que, ao contrário da Covid, que tem os sinais mais fortes a partir do sétimo dia, a gripe apresenta sintomas agudos já nos primeiros dias.

Além disso, é comum a presença de sintomas agudos, como:

  • febre alta;
  • dores musculares;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • intenso mal-estar;
  • coriza;
  • congestão nasal (nariz entupido);
  • irritação nos olhos.

Vale lembrar que, segundo o Instituto Butantan, os principais sintomas causados pela ômicron, variante da Covid, incluem dor de garganta, cansaço, espirro e dor de cabeça. Ou seja, também presentes nos casos de influenza.

Dito isto, a melhor forma de diagnosticar é por meio do teste de antígeno.

Como tratar a gripe e Covid-19?

O tratamento ideal é receitado após a identificação da doença. Por mais que tenham sintomas semelhantes, a forma de tratar difere desde o medicamento até o repouso. A recomendação é a avaliação de um profissional. Para isso, conte com os especialistas do Grupo OTO.

Para saber mais sobre o assunto, leia também:

Compartilhar:
Administrador
MPO4D RTP PGSOFT Slot Online Judi Slot Online