oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

Gestação saudável: confira 4 dicas indispensáveis

1 de março de 2021
Gestação saudável: confira 4 dicas indispensáveis

A gestação é um dos momentos mais marcantes na vida de uma mulher. Para quem está planejando engravidar ou mesmo já está vivenciando este período, a pesquisa pelos cuidados essenciais, certamente, é um dos assuntos mais pertinentes.

É importante entender que vícios, hábitos da sua alimentação e até mesmo as emoções estão ligados diretamente à formação do bebê. Por isso, para ter uma gestação saudável são necessárias algumas mudanças. 

Acompanhe a leitura e conheça 4 dicas essenciais para preservar a sua saúde e a do seu bebê!

1- Não deixe de fazer o pré-natal

Um dos primeiros e mais importantes passos a seguir após descobrir a gravidez: definir o local onde será realizado o pré-natal. Esta é uma etapa fundamental para a prevenção ou mesmo detecção precoce de doenças que possam acometer tanto a mãe quanto a criança em desenvolvimento.

Durante as consultas, o especialista fornece as principais orientações e cuidados que a gestante deve ter para cada fase que irá passar. Além disso, este é o momento de tirar todas as dúvidas sobre o parto, higiene e demais assuntos.

O mais indicado é que os cuidados pré-natais sejam iniciados cerca de 3 meses antes da gravidez, em casos de planejamento. Mas se você descobriu a gestação já com alguns meses, é igualmente recomendável manter a rotina de acompanhamento com um profissional.

O médico responsável pelo o seu pré-natal deve prestar total assistência de analisar diversos fatores com o objetivo de:

  • detectar problemas fetais, como más formações. Em alguns casos, esta rápida detecção permite o tratamento intraútero;
  • avaliar aspectos relativos à placenta, como a localização inadequada que pode provocar graves hemorragias;
  • identificar de forma precoce a pré-eclâmpsia, ou seja, a elevação da pressão arterial que pode comprometer a função renal e cerebral.

2- Pratique atividade física

Com o pré-natal em dia, você tem a orientação adequada a respeito do quadro geral da sua saúde. Para manter-se saudável durante todo o período e transmitir isso para o seu bebê, busque sempre sair do sedentarismo.

A atividade física proporciona diversos benefícios. No caso das gestantes não é diferente, pois ao manter uma rotina ativa é possível:

  • reduzir os níveis de estresse;
  • manter o controle do peso;
  • melhorar a circulação;
  • melhorar seu humor;
  • dormir melhor.

Você já deve ter lido bastante sobre a importância desta prática, no entanto, algo que é bastante comum é a dúvida sobre qual tipo de exercício fazer.  A nossa dica é apostar em aulas de dança, caminhada de, pelo menos, 15 minutos, pilates, yoga e natação, por exemplo. Mas não esqueça de sempre buscar a orientação do seu médico antes de iniciar qualquer decisão.

3- Tenha uma alimentação equilibrada  e acompanhe seu peso

Quando o assunto é gestação, uma das preocupações que a maioria das mulheres possuem está relacionada ao aumento excessivo de peso. É comum achar que o ganho de quilos extras sempre vai ocorrer para todas as mães.

Porém, não é uma regra, pois dependendo de diversos fatores, entre eles, os hábitos alimentares, é possível também que a mulher não ganhe peso suficiente e possa colocar o bebê em risco e comprometer o desenvolvimento.

Neste sentido, é imprescindível acompanhar, juntamente com seu médico, a situação sobre o seu peso atual e a evolução ao longo da gestação. Para isso, antes, durante e após a gravidez é preciso priorizar uma alimentação saudável.

Isso não quer dizer que você precisa fazer grandes mudanças no cardápio, apenas que deve evitar certos tipos de alimentos que podem trazer riscos para o seu bem-estar e, consequentemente, o do bebê. De forma geral, no topo da lista dos que devem ser evitados estão os itens crus, ricos em  gordura, sal e açúcar, por exemplo. O ideal é equilibrar as refeições consumindo frutas, verduras e priorizar as fontes de nutrientes essenciais, como ácido fólico, cálcio e ferro, desde o início.

4- Hidrate-se sempre

Todos nós devemos manter uma rotina de hidratação constante, no caso das gestantes este cuidado deve ser redobrado, pois o corpo de uma mulher grávida tende a precisar de mais água do que o habitual.

A recomendação, de forma geral, é que deve-se beber entre 2 a 3 litros de água por dia. Além disso, é importante lembrar de não passar períodos muitos longos sem fazer a ingestão de água, por isso evite passar mais de 5 horas sem se hidratar. Vale apostar também em frutas e outros alimentos que são fonte de água.

Seguindo todas estas dicas que citamos, juntamente com a orientação do seu médico, você tem tudo para ter uma gravidez saudável e segura.O Grupo OTO está ao seu lado para ajudar a ter uma vida muito mais saudável. Em nossa rede de atendimento você encontra assistência completa para você e sua família. Clique aqui e conheça os convênios e planos atendidos.

Compartilhar: