oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

Endometriose

4 de agosto de 2020
endometriose (2)

O endométrio é um tecido glandular localizado no interior da cavidade uterina, que é estimulado pelos hormônios femininos para receber um embrião caso ocorra gravidez. Em um ciclo sem gravidez, ele descama na forma de menstruação.

O QUE É?

Endometriose é uma doença ginecológica que se caracteriza pelo achado de células do endométrio (tecido interno do útero) em locais diferentes do habitual, principalmente, peritônio, vagina, ovários, trompas e retossigmoide. A teoria mais aceita é a do refluxo menstrual, a qual as células endometriosis se implantam no peritônio e produzem lesões inflamatórias e fibrose, dando origem a endometriose profunda.

QUAIS OS SINTOMAS?

  • Dor na relação sexual;
  • Dor pélvica;
  • Dor na menstruação;
  • Dor na menstruação;
  • Alterações intestinais;
  • Alterações urinárias.

COMO É DIAGNOSTICADA E O TRATAMENTO?

O diagnóstico é feito através da clínica da paciente a qual apresenta as queixas dos seguintes sintomas: dor na relação sexual, dor pélvica, dor na menstruação e infertilidade. Nos casos mais avançados, a paciente apresenta alterações intestinais e urinárias.

Uma vez feito o diagnóstico clínico, o médico pode fazer o mapeamento com ultrassom com preparo do intestino ou ressonância magnética. O diagnóstico definitivo é feito através da biopsia das lesões confirmando o achado da doença.

Por se tratar de uma doença benigna e que não tem cura, o tratamento é feito com o bloqueio hormonal, mudanças de estilo de vida, alimentação, fisioterapia e em alguns casos refratários, a cirurgia se impõe. A cirurgia é realizada por laparoscopia ou robótica e tem como finalidade ressecção de todos os implantes encontrados na cavidade pélvica.

Compartilhar:
Administrador