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Efeitos psicológicos da pandemia

29 de setembro de 2021
Efeitos psicológicos da pandemia

1- Conheça os principais efeitos da pandemia na saúde mental

Em 2020 a rotina das pessoas foi transformada pela pandemia do novo coronavírus e, com isso, novas práticas como o confinamento e distanciamento social começaram a fazer parte do dia a dia com o objetivo de evitar a contaminação em massa e a superlotação dos hospitais.

Para além dos sintomas físicos causados pela doença, é possível afirmar que o impacto psicológico da Pandemia na sociedade será de longo prazo, exigindo assim atenção e muito cuidado com o tema da saúde mental. Acompanhe a leitura e conheça os principais efeitos da Pandemia na saúde mental.

Quais os impactos psicológicos da Covid-19?

A maioria dos estudos indica efeitos psicológicos negativos como sintomas de estresse pós-traumático, sintomas depressivos, tristeza, abuso de substância, estado confusional e irritabilidade. Fatores como o luto, isolamento social, medo de contrair o vírus, além da incerteza financeira e do excesso de informação também contribuíram para o surgimento e agravamento de doenças mentais.  Uma das tendências observadas ao longo da quarentena foi o aumento do uso de substâncias. Evite as drogas como escape do estresse. Álcool e tabaco, por exemplo, podem se tornar vícios e, a longo prazo, causar malefícios à saúde física e mental

Dicas para cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

O ser humano tem uma capacidade de adaptação formidável, logo, mesmo diante de vivências tão extremadas, é imprescindível para a saúde mental que as pessoas consigam se conectar com aquilo que lhes seja mais prazeroso. Torna-se urgente o cuidar de si.

Abaixo listamos algumas estratégias que podem auxiliar no manejo das reações psicológicas adversas, bem como atuarem como fatores de proteção.

Cuide do seu sono. A privação, diminuição ou fragmentação do sono produz impacto negativo na saúde física e mental. Mantenha horários regulares para deitar e acordar, prepare o ambiente de repouso e durma o tempo suficiente para sentir-se bem.

Outro aspecto que ajuda a equilibrar a saúde mental é a alimentação adequada. Priorizar uma dieta balanceada permite a ingestão de todos os nutrientes necessários ao organismo e também ajuda no bom funcionamento dos processos químicos do cérebro. 

Busque envolver-se em atividades de entretenimento que permitem o melhor manejo do estresse do confinamento.

Busque informação adequada. O devido esclarecimento leva à redução do medo, incerteza, e da desconfiança.

No cenário geral, a quarentena restritiva já não é mais adotada em larga escala. No entanto, ainda recomenda-se seguir com protocolos de segurança e evitar aglomerações…

Mas vale lembrar que, mesmo à distância, é possível manter contato com quem se ama. Uma conversa com amigos ou com a família por mensagens, ligações ou vídeo-chamadas pode aliviar sensações ruins. Isso faz você lembrar que há uma rede de apoio com a qual você pode contar.

Outra rede de apoio é o Centro de Tratamento Pós-Covid do Hospital OTOclínica. Nele, você conta com o auxílio de psicólogos e diversos outros especialistas para tratar as sequelas após a doença.

Você não precisa conviver com a ansiedade, estresse e outros sintomas derivados e/ou agravados pela pandemia. Conte com a nossa ajuda.

Clique aqui e conheça o Centro de Tratamento Pós-Covid.

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