oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

3 dicas para manter a saúde do coração

23 de maio de 2019
saúde do coração

Como anda a saúde do seu coração? Você dedica tempo para cuidar de você mesmo? Muitas vezes, com a rotina se dividindo entre trabalho, família e amigos parece que não sobra tempo para nós mesmos.

Este é um dos grandes problemas que pode refletir negativamente na nossa saúde de forma geral e, com o coração, não seria diferente. Muitas das doenças cardiovasculares, em alguns casos, não apresentam sintomas no momento inicial, prejudicando e tornando tardio o diagnóstico de possíveis problemas que podem levar, até mesmo, ao risco de morte súbita.

Alguns hábitos podem fazer toda a diferença e proporcionar mais qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) lista algumas práticas simples que ajudam a evitar o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto, por exemplo. Vamos descobrir quais são?!

1- Faça exercícios regularmente

Parece algo bem clichê, no entanto, a prática de exercícios físicos feita de forma regular pode trazer benefícios para o corpo inteiro e, inclusive, para a saúde do coração. Entre as principais vantagens estão:

  • redução da necessidade de medicamentos;
  • auxílio no controle da hipertensão;
  • redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • alívio da enxaqueca.

Por isso, a atividade física não é algo que deve ser feito apenas para quem busca boa forma, ela atua também para o bom funcionamento do copro.

2- Realize uma dieta balanceada

Assim como a atividade física ajuda a melhorar a nossa saúde, a alimentação, quando bem equilibrada, também desempenha um papel importante para o nosso corpo e mente e, principalmente, o coração.

Aposte em uma dieta rica em frutas, legumes, proteínas vindas da carne magra, por exemplo. Tudo isso, ajuda no controle do peso, fator significativo para evitar o risco de doenças cardiovasculares.

O excesso de peso representa um sério risco ao coração, além de complicações como hipertensão, diabetes e colesterol alto. O Índice de Massa Corporal (IMC) recomendado é aquele que fica entre 20 e 25, dependendo do seu histórico.

3- Faça o controle da hipertensão arterial

Você costuma fazer esse controle com frequência? Segundo o Ministério Público, no Brasil, cerca de 27% das mulheres e 21% dos homens sofrem com a doença. Um dado preocupante, pois a hipertensão arterial aumenta a probabilidade de ter complicações cardiovasculares como um derrame, infarto, insuficiência cardíaca, doença renal e morte prematura.

O valor considerado normal é o de 12 por 8, por isso sempre que for ao médico, solicite para conferir, pois caso esteja alterada é possível controlar rapidamente.

Para ter mais qualidade de vida e manter sempre a saúde do coração, conte com nossos cardiologista! Você pode ter mais informações e agendar sua consulta pelo whatsapp.

Compartilhar:
Administrador