oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

Cuidado Integrado: o que é e como funciona?

12 de janeiro de 2022

O fato de, hoje em dia, a rede de clínicas, laboratórios e médicos ser muito maior do que antigamente tem suas vantagens, mas também tem suas desvantagens. 

Ter muitas opções dá a possibilidade de o paciente poder escolher o que precisa e o que melhor pode satisfazê-lo. Entretanto, muitas vezes, ir de um médico para outro, ou ir de um laboratório para outro pode fazer com que a atenção ao paciente não seja dada de forma completa, mas sim de uma forma mais fragmentada ou descontinuada

Quando um médico resolve encaminhar para outros médicos, estes já recebem o paciente na metade do caminho, ao invés de acompanhá-lo desde o começo. Por esse motivo, o cuidado de forma integrada é importante. 

O que é o cuidado integrado? 

O cuidado integrado é uma metodologia clínica que tem como objetivo centralizar o cuidado com a saúde física e psicológica de um paciente, de forma que seja lhe dada a atenção primária. 

Neste método, os diferentes grupos de prestação de serviços em saúde unem-se para que a atenção ao paciente seja dada de forma coordenada, ou seja, os especialistas desses grupos devem oferecer o cuidado do bem-estar de forma global, mantendo contato entre uma especialidade e outra, para que as necessidades desse paciente sejam inteiramente atendidas. 

Em alguns casos, o paciente chega à clínica ou ao hospital em algum estágio da doença na qual mais de um especialista precisa ser acionado. Nessa situação, o que costumava se fazer era encaminhá-lo de um médico para outro, de forma isolada. Com a saúde integrada, todas as especialidades já se unem e estudam o caso desde sua origem, para que o acompanhamento desse paciente seja feito de forma integral, sendo dada a ele a atenção primária em todos os estágios da sua doença. 

Para exemplificar, vejamos a seguinte situação: um paciente com covid-19 acaba de finalizar o seu tratamento, e está liberado para voltar para casa. Porém, a decisão não deverá ser feita apenas pelo médico. É importante que um funcionário responsável pelos serviços sociais estude o caso e libere também, garantindo a este paciente o direito de um acompanhamento após o recebimento de alta. 

Como funciona o serviço de cuidado integrado? 

Para que se ofereça o serviço de cuidado integrado, é preciso, primeiramente, investir em uma boa plataforma de gestão, para que os processos e dados sejam monitorados de forma ágil e com maior praticidade, permitindo interação entre especialistas, para que assim as ações sejam feitas de forma integrada.

Sem uma gestão de dados, fica mais difícil ter conhecimento das demandas dos pacientes. Nesse caso, quando as informações de um paciente ficam disponíveis através de um software voltado para a organização desses dados, os processos tornam-se mais descomplicados, o atendimento é oferecido de forma mais rápida e, consequentemente, uma saúde com qualidade é promovida.   

Quais são os benefícios do cuidado integrado? 

Como o cuidado integrado tem como principal objetivo o acompanhamento completo da saúde de um paciente, observando diagnósticos de uma maneira mais rápida e antecipando tratamentos necessários e serviços de saúde com a melhor qualidade.

Além disso, o cuidado integrado oferece atendimentos especializados de forma total para os pacientes, de forma que estes recebam acompanhamento do início ao fim, independentemente do estágio de doença em que estiverem.

O monitoramento de dados e informações dos pacientes também é um benefício a ser considerado quando se trata de cuidado integrado pois, assim, os médicos têm mais conhecimento sobre os casos nos quais estão trabalhando e acompanhando. 
Quer acompanhar mais nossos conteúdos? Então acesse também nossas redes sociais. Dê uma olhada em nosso Instagram, Facebook e Linkedin.

Compartilhar:
Administrador
MPO4D RTP PGSOFT Slot Online Judi Slot Online