oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

Conheça 4 sequelas pós-Covid-19 e saiba como tratá-las

22 de novembro de 2021
Conheça 4 sequelas pós-Covid-19 e saiba como tratá-las

As sequelas pós-Covid-19 ainda é um assunto pouco conhecido pela população geral. No entanto, podem afetar a qualidade de vida e representar uma ameaça à vida.

Neste sentido, mesmo após a cura, nenhum sinal de mal-estar deve ser menosprezado. Para ajudar na identificação dos sinais de alerta, listamos na leitura abaixo 5 sequelas pós-Covid-19 e também informações de como tratá-las. Acompanhe!

O que são sequelas pós-Covid-19?

Em recentes estudos publicados, até 80% das pessoas recuperadas do coronavírus sentem algum tipo de sintoma até quatro meses após o fim da infecção.

Contatou-se que em casos graves da doença, houve a necessidade de internação e UTI, o organismo tende a apresentar forte abalo a longo prazo.

Porém, é válido ressaltar que os episódios leves também podem deixar sequelas prolongadas.

A investigação das sequelas foi realizada aqui no Brasil por profissionais de saúde e pesquisadores no ambulatório montado pelo Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), em parceria com a PUCPR.

De acordo com os resultados, que analisou pacientes com idades entre 24 e 76 anos, algumas das sequelas permaneceram mesmo após um mês curados da Covid-19. Entre elas:

  • fadiga (90%);
  • perda de massa muscular (85%);
  • dispneia (70%);
  • cefaleia (50%).

Outro estudo desenvolvido por pesquisadores norte-americanos observou que distúrbios cardiovasculares, metabólicos, gastrointestinais, neurológicos, anemia, dores e cansaço também fazem parte da lista de possíveis sintomas no pós-Covid.

4 principais sequelas pós-Covid e como tratá-las

De maneira geral, as principais manifestações do pós-Covid relatados até agora são:

Falta de ar

É comum o relato de pessoas afetadas pelo coronavírus a respeito da dificuldade para realizar tarefas cotidianas, como:

  • andar;
  • trabalhar;
  • fazer exercícios;
  • atividades simples como trocar de roupa.

Segundo pesquisa realizada com, aproximadamente, 5 mil pessoas na Suécia, a falta de ar é o principal motivo que leva pessoas que já tiveram covid-19 a procurar atendimento médico.

Na presença do vírus, esta sequela costuma ocorrer quando os pulmões estão lutando contra a invasão. No entanto, também pode estar ligada a fatores cardiovasculares, emocionais, neuromusculares e sociais, entre outros.

Dores musculares

Pacientes com a doença tendem a sofrer uma perda muscular significativa.Com isso, a diminuição da massa magra afeta a mobilidade e, como consequência, impacta no retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. Tal característica intensifica o cansaço e eleva a queixa de dores musculares, assim como a possibilidade da ocorrência de trombose, entre outras coisas.

Dor no peito

Como citado anteriormente, a circulação de sangue fica prejudicada. Os vasos sanguíneos ficam abalados devido à característica inflamatória causada pela Covid-19.

Neste sentido, pode haver entupimentos dos vasos que causam dores no peito e aumento nos riscos que levam ao infarto e ao AVC.

Depressão e ansiedade

Segundo um estudo com pacientes de Milão, cerca de 402 pessoas sobreviventes de COVID-19, atendidos no Hospital San Raffaele, no período de 6 de abril a 9 de junho de 2020, as consequências psiquiátricas do SARS-CoV-2 podem ser causadas tanto pela resposta imune ao próprio vírus como pelos estressores psicológicos como:

  •  isolamento social;
  • impacto psicológico de uma doença grave;
  • receio de infectar os outros;
  • estigma da doença. 

Para o tratamento destas principais sequelas e demais sintomas, o ideal é contar com um acompanhamento multidisciplinar. Em outras palavras, especialistas de diferentes áreas que atuam em conjunto para resultados satisfatórios.

Este é o objetivo do Centro de Tratamento Pós-Covid-19 do Hospital OTOclínica. Contamos com profissionais de fisioterapia, enfermagem, psicologia, cardiologia, entre outros.

Desta forma, os pacientes atendidos possuem um atendimento completo que identifica as principais sequelas em cada caso, disponibiliza o tratamento ideal almejando a reabilitação total.

Conheça mais sobre o nosso serviço exclusivo aqui

Compartilhar: