oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

4 dicas para se prevenir de gripes e resfriados

22 de março de 2021
4 dicas para se prevenir de gripes e resfriados

Dias com temperaturas  elevadas, sala com ar-condicionado forte, chuvas esporádicas, tudo isso interfere no nosso organismo e, quando a imunidade não está alta, o resultado pode ser o surgimento de uma gripe ou resfriado. 

Mas você sabe a diferença entre essas duas doenças? Causam bastante confusão, no entanto, é importante entender o que varia de uma para outra para identificar e tratar corretamente.

Os resfriados são doenças causadas por vírus, como rinovírus, vírus sincicial respiratório, adenovírus, parainfluenza etc. Geralmente, são considerados autolimitados, ou seja, os sintomas tendem a sumir espontaneamente entre 7 e 10 dias. Além de sintomas nasais, podem provocar dores de garganta, tosse e febre.

Já a gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e pode se apresentar desde um resfriado comum até quadros mais graves como pneumonias. É comum haver febre mais elevada, dores musculares e fadiga intensa.

Agora que você já entendeu o que as difere, saiba como preveni-las! Acompanhe a leitura e fique por dentro!

1- Evite mudanças bruscas na temperatura

O nosso corpo tende a reagir mal com a mudança de temperatura muito brusca. Em outras palavras, se você está na rua em um dia muito quente e, logo ao chegar em casa ou escritório, já liga o ar-condicionado muito gelado, o organismo sofre com esta variação repentina ficando suscetível ao surgimento de uma gripe ou resfriado.

O ideal é evitar estas transições repentinas. Uma boa dica é abrir janelas, deixar o vento correr pelo ambiente e só depois ligar o ar-condicionado ou ainda deixá-lo em uma temperatura mais confortável.

Com relação a este aparelho, também vale ressaltar a importância de manter o filtro sempre limpo, pois o acúmulo de poeira pode ser prejudicial à saúde por você estar constantemente respirando aquele ar carregado de micro-organismos.

2- Manter hábitos que elevam a imunidade

Cada vez mais vemos a necessidade de manter uma vida saudável, seja para ter disposição, melhorar a qualidade do sono ou evitar doenças como gripes e resfriados. Por isso, alguns hábitos devem fazer parte da sua rotina como forma de prevenção e fortalecimento da imunidade:

  • mantenha uma alimentação saudável, principalmente com itens que sejam ricos em vitaminas e minerais;
  • coma, pelo menos, duas frutas durante o dia;
  • beba bastante água e mantenha o seu corpo sempre hidratado;

3- Evite contato muito próximo com pessoas doentes

Estamos passando por um momento de distanciamento social devido ao COVID-19, o uso de máscaras e álcool em gel também são parte mais frequente da nossa rotina. Tudo isso também contribui para prevenir o contágio de gripes e resfriados.

Por isso, caso você tenha um familiar, colega de trabalho ou alguém próximo que esteja com sintomas, tente se manter mais afastado e respeitando a distância segura de, em média, 2 metros. Além disso, ambos devem usar máscaras para evitar espalhar o vírus pelo ar. 

4- Tome a vacina da gripe

Uma das dicas mais importantes de prevenção: não deixe de tomar a vacina da gripe anualmente. A sua estrutura muda todos os anos para combater as variantes do vírus e, apesar de ser mais indicada para crianças, idosos e pessoas que possuem algum problema cardíaco ou respiratório, qualquer pessoa pode tomar a vacina, ficando mais protegido contra essa doença.

A vacina deste ano já está disponível para aplicação. Não é hora de deixar o cuidado com a saúde para depois. Fortaleça a sua imunidade e proteja-se contra doenças. Você pode realizar o seu agendamento clicando aqui.

Na OTOvacinas, você tem mais conforto e segurança. Caso deseje, vacine-se em nossa clínica na Avenida Oliveira Paiva, 2863, por Drive-thru na Santos Dumont ou ainda em seu condomínio, a partir de 30 pessoas, iremos até o seu domicílio para oferecer um atendimento com comodidade e segurança.
Entre em contato agora e faça o agendamento da sua vacina da gripe 2021.

Compartilhar: