oto GRUPO ×
WhatsApp: (85) 3466-1133
Blog

4 dicas para cuidar da saúde do coração

22 de novembro de 2021
4 dicas para cuidar da saúde do coração

Você tem dado a devida atenção à saúde do coração? Cerca de 80% dos infartos e ataques cardíacos podem ser prevenidos com hábitos simples, rotineiros e que impactam positivamente na qualidade de vida.

Conheça agora 4 dicas para cuidar da saúde do coração e manter uma vida mais saudável.

1- Pratique exercícios físicos

Com certeza, você já deve ter escutado isso diversas vezes. Isso ocorre porque os efeitos são comprovadamente positivos.

Veja bem, cerca de 30 a 40 minutos de atividade física diária faz com que o seu coração trabalhe com mais eficiência e:

  • melhore a circulação sanguínea;
  • diminua a glicose;
  • amenize o risco de trombose.

A prática de exercícios físicos também é indicada para pessoas que já possuem doenças cardíacas. Neste cenário, pode reduzir as chances de mortalidade em até 30%.

Contudo, vale lembrar que é fundamental ter a orientação de um cardiologista antes de iniciar qualquer atividade.

2- Evite o estresse

Com a pandemia de Covid-19, isolamento social, novos hábitos de trabalho, como o home office, as pessoas tiveram que lidar com diferentes situações e com novos níveis de intensidade.

Lidar com questões pessoais e profissionais, incertezas, perdas e muitos outros acontecimentos e sentimentos, fez com que não só o estresse eleva-se de nível, mas também outras doenças psíquicas.

O que muitas pessoas não sabem é que isso também impacta na saúde do coração.

Em situações de muita tensão emocional, há uma liberação de hormônios ( como a adrenalina) em maior quantidade, fazendo com que os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentem consideravelmente.

Por isso, busque relaxar com atividades que proporcionem bem-estar. A dica é incluir na rotina a leitura de um livro, a escuta de podcasts sobre assuntos diversos, não somente ligados ao seu trabalho, assim como o relaxamento por meio da meditação e lazer com a família. Em outras palavras, reserve um tempo para você.

3- Cuide do seu peso

Você sabia que já no estágio de sobrepeso o coração tende a exercer mais força para bombear o sangue? E isso acaba dificultando o controle da pressão arterial. 

Ademais, a obesidade causa diversas alterações no metabolismo, podendo levar a doenças como:

  • diabetes;
  • colesterol alto;
  • hipertensão.

No entanto, é errôneo achar que somente pessoas com excesso de peso sofrem com doenças cardiovasculares. Indivíduos saudáveis não estão imunes às doenças cardiovasculares, uma vez que pode haver causas genéticas, devido aos hábitos não saudáveis, entre outros.

Para prevenir e evitar complicações, busque ingerir mais água, tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

4- Consulte um médico regularmente

Muitas pessoas só buscam auxílio médico ao sentir algum sintoma. O ideal é que seja feito um acompanhamento regular para entender como anda a saúde do coração e o que deve ser feito para prevenir doenças.

Converse com um cardiologista de sua confiança, principalmente, a respeito do seu histórico familiar e hábitos. Monitore a saúde do seu coração, pois lembre-se que prevenir é o melhor tratamento.

No Hospital OTOclínica, você encontra especialistas prontos para atender de forma personalizada. Clique aqui e saiba mais sobre os convênios atendidos.

Compartilhar: